Nesse caso que trabalhei, tive a oportunidade de estudar dois motores de média tensão, de anéis, 6.6kV, os quais acionavam a mesma carga (Britador - "moedor de pedras"). Esse britator tinha a capacidade de transformar blocos de pedra de mais de 1m³ em brita, que não mediam mais do que uma moeda.
Motor WEG de Anéis (Fonte: http://www.weg.net/br) |
Em primeiro contato que tive com o caso, o britador era acionado por um motor WEG, 1.630cv, 6.6kV (In=120A), conjugado a um banco de capacitores de 360kVAr, 6.6kV. Nesta situação ocorriam diversos desligamentos do contator de MT por sobrecarga. O sistema é protegido por um relé SEPAM M20.
Diagrama Unifilar Simplificado |
Estes desligamentos ocorriam quando pedras de determinado tamanho entravam no britador e este não tinha potência suficiente para realizar o trabalho. Neste momento o motor perdia velocidade e a corrente disparava, por conta do excesso de escorregamento do motor.
Após várias tentativas de regulagem do relé de proteção, da limitação da produção e até da troca do TAP do transformador (baixamos o TAP de forma a aumentar a tensão nos terminais do motor, gerando mais torque útil); nada trouxe bons resultados e o sistema continuava a desligar por sobrecarga.
A solução veio com a substituição do motor de 1.630cv por um de 1.900cv da Siemens, o qual se encontrava como peça sobressalente na fábrica.
Após a substituição do motor, reparametrização da proteção e testes a vazio, partimos para o teste sob carga do sistema. Com este motor verificamos que a corrente ultrapassa a nominal (154A) poucas vezes, e os picos tem intensidade muito menor quando comparados com o motor menos potente. Fica fácil de perceber que, com a maior disponibilidade de torque, o sistema consegue recuperar rapidamente a velocidade depois da quebra de uma pedra grande, possibilitando que o motor não trabalhe em sobrecarga.
Motor WEG 1.630cv (Perfil de carga durante britagem) |
Motor SIEMENS 1.900cv (Perfil de carga durante britagem) |
Em um próximo artigo, vamos explicar alguns pontos vitais para a parametrização de motores de média tensão, principalmente com sua operação conjunta com capacitores.
Abaixo segue link para download de um manual da revista O Setor Elétrico, o qual nos ajuda a elucidar alguns pontos importantes para o dimensionamento da proteção de motores.
Proteção de motores
Eng. Alexandre Diener
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