Itaipu vai iniciar produção experimental de hidrogênio.
Num projeto em que será aproveitada parte da energia vertida turbinável, ou seja, o excedente de água que não pode ser armazenado no reservatório por ele estar em sua capacidade máxima, a Itaipu Binacional está construindo a Unidade Experimental de Produção de Hidrogênio. A previsão é de que a unidade esteja em operação em Foz do Iguaçu ainda em 2013, segundo a Itaipu.
Os estudos vão possibilitar no futuro que Itaipu aproveite a energia que hoje deixa de ser gerada pela água excedente do reservatório para abastecer uma grande central de produção de hidrogênio. Com o hidrogênio, Itaipu poderá elevar em até 6% a sua eficiência energética e se tornar referência dentro sistema Eletrobras para a aplicação dessa tecnologia.
De acordo com o presidente da Itaipu, "há muitos períodos do ano em que a usina tem de abrir as comportas do seu vertedouro para liberar o excesso de água e, com a produção de hidrogênio, essa água poderá ser aproveitada, principalmente no período noturno, quando o consumo de energia elétrica do País cai drasticamente, já que todo o hidrogênio produzido poderá ser armazenado".
A Planta de Produção em escala piloto poderá atender, no futuro, o abastecimento de veículos movidos a hidrogênio na frota da Itaipu, cujo efeito multiplicador poderá ser expandido para outras aplicações do hidrogênio produzido.
Carro à Hidrogênio
A partir dos resultados desse trabalho, pretende-se identificar o potencial de produção de hidrogênio em usinas hidrelétricas, gerando uma base de dados para futuros empreendimentos da Eletrobras. Além disso, o projeto vai contribuir para a introdução desse novo vetor energético na matriz brasileira e, também, para a criação de novas unidades de negócio para a Itaipu Binacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário! Obrigado!