sexta-feira, 26 de julho de 2013

Usina de Hidrogênio Itaipu

Itaipu vai iniciar produção experimental de hidrogênio.

Num projeto em que será aproveitada parte da energia vertida turbinável, ou seja, o excedente de água que não pode ser armazenado no reservatório por ele estar em sua capacidade máxima, a Itaipu Binacional está construindo a Unidade Experimental de Produção de Hidrogênio. A previsão é de que a unidade esteja em operação em Foz do Iguaçu ainda em 2013, segundo a Itaipu.

Itaipu by Diener on Flickr
Os estudos vão possibilitar no futuro que Itaipu aproveite a energia que hoje deixa de ser gerada pela água excedente do reservatório para abastecer uma grande central de produção de hidrogênio. Com o hidrogênio, Itaipu poderá elevar em até 6% a sua eficiência energética e se tornar referência dentro sistema Eletrobras para a aplicação dessa tecnologia.

Vertedouro Itaipu (http://www.brasil.gov.br/)
De acordo com o presidente da Itaipu, "há muitos períodos do ano em que a usina tem de abrir as comportas do seu vertedouro para liberar o excesso de água e, com a produção de hidrogênio, essa água poderá ser aproveitada, principalmente no período noturno, quando o consumo de energia elétrica do País cai drasticamente, já que todo o hidrogênio produzido poderá ser armazenado".

Fonte (http://www.profpc.com.br/)
A Planta de Produção em escala piloto poderá atender, no futuro, o abastecimento de veículos movidos a hidrogênio na frota da Itaipu, cujo efeito multiplicador poderá ser expandido para outras aplicações do hidrogênio produzido.

Carro à Hidrogênio
A partir dos resultados desse trabalho, pretende-se identificar o potencial de produção de hidrogênio em usinas hidrelétricas, gerando uma base de dados para futuros empreendimentos da Eletrobras. Além disso, o projeto vai contribuir para a introdução desse novo vetor energético na matriz brasileira e, também, para a criação de novas unidades de negócio para a Itaipu Binacional.

Video  -Carro movido à Hidrogênio


Fontes:
http://www.pti.org.br/projeto-hidrogenio
http://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/itaipunamidia/itaipu-vai-iniciar-producao-experimental-de-hidrogenio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Obrigado!