quarta-feira, 10 de julho de 2013

Manual NBR 14039 - Download

Salve!

A norma NBR 14039 (Instalações Elétricas de Média Tensão) é uma das mais relevantes para o setor industrial brasileiro, já que pequenas e médias indústrias são atendidas nesse nível de tensão.



É considerável o desconhecimento dos detalhes desta norma no setor industrial, sendo que sua inobservância é diversas vezes relacionada com problemas de disponibilidade e segurança nas instalações industriais.

A NBR 14039 aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão (Geradores com transformadores elevadores).

A norma abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. As instalações especiais, tais como marítimas, de tração elétrica, de usinas, pedreiras, luminosas com gases (neônio e semelhantes), devem obedecer, além da NBR14039, às normas específicas aplicáveis em cada caso.

É válido salientar que as normas das concessionárias de energia locais devem ser seguidas, e veremos ainda em outro post que nem sempre existe consonância entre a 14039 e normas locais de concessionárias.

Desta forma, estamos disponibilizando os links para download de um manual da NBR 14039 realizado pela revista O Setor Elétrico, o qual encontra-se disponível em: http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/fasciculos.html

Donwload PDF:

Instalações de média tensão - introdução
Definições, princípios fundamentais e características gerais da instalação
Proteção para garantir a segurança
Seleção e instalação de componentes - Parte 1
Seleção e instalação de componentes – Parte 2
Verificação final
Manutenção e operação - Parte 2
Verificação final - Parte 2
Subestações
Subestações Parte II
Visão geral

Boa leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Obrigado!