Gostaríamos de trazer a todos o nossos leitores esse excelente documentário da BBC. É obrigatório para os amantes da eletricidade!
Legenda: Para adicionar legenda clique no ícone legendas na barra de opções do vídeo, selecione "ativo", após selecione traduzir legenda e encontre o idioma "Português".
Legenda: Para adicionar legenda clique no ícone legendas na barra de opções do vídeo, selecione "ativo", após selecione traduzir legenda e encontre o idioma "Português".
Cursos NR10 Online! Venha se aprimorar com a gente! www.topeletrica.com.br |
Episódio 01 - Faísca:
Este primeiro episódio conta a história dos primeiros "filósofos naturais" que começaram a revelar os mistérios da eletricidade. Eles estudaram sua misteriosa ligação com a vida, criaram instrumentos poderosos e estranhos para criá-la e até dominaram o próprio raio. Foram esses homens que estabeleceram as bases do mundo moderno.
Episódio 02 - A Era da Invenção:
Há menos de 200 anos, os cientistas descobriram algo profundo, que a eletricidade está ligada a outra das forças mais fundamentais da natureza -- o magnetismo. No segundo episódio, Jim descobre como o domínio do elo entre o magnetismo e a eletricidade mudaria completamente o mundo, nos possibilitando gerar uma quantidade aparentemente ilimitada de energia elétrica que podíamos usar para impulsionar máquinas, comunicar-se através dos continentes e iluminar nossas casas. Esta é a história de como cientistas e engenheiros desvendaram a natureza da eletricidade em um século extraordinário de inovação e invenção.
Episódio 03 -- Revelações e Revoluções:
A eletricidade não é apenas algo que produz calor e luz, ela conecta o mundo através de redes e radiodifusão. Após séculos de experiências com a eletricidade, o último episódio conta a história de como uma nova era de conhecimento surgiu -- como descobrimos os campos elétricos e as ondas eletromagnéticas. Hoje, não conseguimos imaginar o mundo sem eletricidade -- ela define nossa era. À medida que nosso conhecimento sobre ela aumentou, igualmente cresceu nossa dependência dela, e hoje estamos prestes a fazer um novo avanço, pois se pudermos entender o segredo da supercondutividade, poderemos, mais uma vez, transformar o mundo.
Srs,
ResponderExcluirRealmente é maravilhosa essa história, assisti a este programa na TV ESCALA.
Em linhas gerais, a eletricidade como as outras ciências, nascem e desenvolvem-se na seguinte sequencia: As primeiras observações e experiências (Tales de Mileto, Leyden, B. Franklin,...), depois surgem teorias e conceitos (H. C. Oersted, A-Marie Ampère, M. Faraday, C. Coulomb, G.Ohm, J.Maxwell,...), na sequencia surgem os grandes inventores (Marconi, Edison, Hertz, Graham Bell, Tesla, J. Bardeen / W. Brattain – transistor, etc...).
Estes e outros homens colaboram para o avanço das ciências-tecnologias em geral, as quais trouxeram inúmeros benefícios para a humanidade, bem como, as diversas consequências negativas que afligem o mundo atual: Guerras, desigualdade social, má distribuição de renda, violência, corrupção, degradação - ambiental/moral/educacional, deficiências energéticas, etc... Principalmente, a parte negativa do progresso tecnológico tornou-se objeto de reflexão nas diferentes sociedades, surgindo e desenvolvendo ao longo da história, das ciências humanas: Economistas, sociólogos, filósofos, psicólogos, antropólogos, políticos, ambientalistas, juristas, intelectuais, etc...
Atualmente, a combinação destes fatores – ciências e tecnologias/problemas decorrentes/ciências humanas – contribuem para criar um clima de animosidades entre – empresas / países / sociedades / famílias / grupos / partidos políticos / ideologias. Assim, todos colaboram na composição do seguinte resumo panorâmico atual, neste início do sec. XXI:
Economia – desequilíbrio financeiro mundial;
Meio ambiente – aquecimento global e uma sucessão de eventos climático-ambientais;
Crise energética – preços do petróleo, escassez de outras energias;
Política – dificuldades diplomáticas e na manutenção da paz.
Sds,
Helder
Prezado anônimo,
ResponderExcluirPercebe-se em seus comentários que você ouviu o galo cantar mas não sabe onde!
Você mistura tudo e culpa a tecnologia como responsável por tudo de ruim que assola as socidades modernas.
Prezado, leia mais! Procure estabelecer um critério em sua mente, toda informação lida na internete precisa e deve ser aprofundada por meio de leitura de livros e artigos científicos. se não for dessa forma estaremos apenas tentando tirar leite de pedra. Exatamente como você pensa! Não vou defender a tecnologia, pois não há espaço aqui para isso, acho melhor deixar essa reflexão a você! Procure ler mais e conversar com quem tem vastos conhecimentos científicos! Você não tem conhecimento bastante para declinar opiniões sobre estes aspectos discutidos em seus comentários! Posso classificá-lo como um analfabeto científico, que apenas se perde em ler notícias de outros repassadores superficiais de causas e consequências das agruras do mundo.
Vai estudar!