No futuro, o carro totalmente elétrico Tesla Model S poderá ser lembrado junto com o Mini ou o Ford Modelo T como um divisor de águas da história automotiva.
O Tesla Model S é um sedã de cinco lugares totalmente elétrico (não é híbrido com motor a combustão), e foi projetado desde o início para esta configuração. A vantagem que este carro não é simplesmente uma adaptação de um carro à combustão para ser elétrico. Ele é elétrico desde seu nascimento nas pranchetas dos projetistas da Tesla. O carro foi tão bem projetado que não se trata de uma aventura de alguns Engenheiros malucos, pois ele vem com garantia de 4 anos ou 80.000 km, o que vencer primeiro. Sua bateria tem garantia mais extensa: 8 anos ou 160.000 km, também o que vencer antes.
![]() |
Cursos NR10 Online! Apenas R$ 149,90. Válido em todo o país! |
![]() |
Baterias planas no assoalho do carro |
O "Skate" também significa um piso plano na cabine - sem túnel de transmissão - e enorme espaço para as bagagens. Sob o piso do porta malas, onde seria o tanque de combustível, há um espaço profundo para mais bagagens, ou espaço para as pernas de duas crianças, nos bancos opcionais, voltados para trás.
![]() |
Sem tanque de combustível, sobra espaço no porta-malas até para as crianças! |
Ao concentrar todas as massas do carro na parte inferior do chassi, o Model S tem um centro de gravidade de apenas 45 centímetros do chão. Portanto, apesar de pesar 2,1 toneladas - a estrutura é principalmente de alumínio, mas as baterias pesam 450 kg - ele tem um comportamento dinâmico excelente, com pouca inclinação nas curvas e sem mergulhar nas frenagens mais ousadas.
O preço do modelo standard varia de US$ 50.000 a US$ 70.000, conforme a capacidade da bateria – 40 kW·h, 60 kW·h e 85 kW·h. Chega a custar US$ 85.000 com opcionais de luxo.
Os desempenhos são os seguintes:
Modelo 40 kW.h - Autonomia: 256km - 0-100km/h: 6,6s - Vel. Máxima: 176km/h
Modelo 60 kW.h - Autonomia: 370km - 0-100km/h: 6,0s - Vel. Máxima: 192km/h
Modelo 85 kW.h - Autonomia: 480km - 0-100km/h: 5,7s - Vel. Máxima: 200km/h
Este modelo de 85kW.h tem motor de 270 kW (367 cv) e 45 m·kgf de torque (já com torque máximo deste 0 rpm, pois é um motor elétrico).
![]() |
Comparação das curvas de torque de um motor elétrico e um de combustão de alta performance. Veja que o torque é constante desde 0 rpm. |
Existe ainda uma versão mais exclusiva com um kit de performance que eleva a potência para 418cv e 61 m·kgf, levando o carro de 0-100km/h em apenas 4,5s e atingindo velocidade máxima de 210km/h.
![]() |
Interior |
![]() |
Interior clássico contrastando com alta tecnologia |
Em tomadas comuns de 127V, a carga se dá na ordem de 50km de autonomia por hora de carga. Existe porém um opcional que carrega as baterias na ordem de 100km por hora de carga.
A Tesla está espalhando pelos EUA diversos pontos de recarga capazes de fazer meia carga de bateria em apenas 30 minutos.
Infelizmente essa maravilha da engenharia mecânica/elétrica não está disponível no Brasil.
O Tesla Model S veio para derrubar de vez com o paradigma que carros elétricos são chatos, sem graça e somente para os Eco-chatos. É um sedã altamente tecnológico de deixar qualquer entusiasta automotivo de cabelos em pé com seu surpreendente e constante torque em todas as rotações.
![]() |
Procurando curso de NR-10? Faça os cursos da TOP Elétrica! Na comodidade de seu lar. Você faz seus horários! |
Tive a oportunidade de ver pessoalmente, realmente é show em tudo, incluindo tecnologia. Porém o preço vai doer no bolso.
ResponderExcluirSrs,
ResponderExcluirComo vivemos num mundo onde:
1- Normalmente existe um jogo de interesse “por trás dos bastidores” das negociações politico-econômicas!...
2- Já houve as crises de preço/abastecimento do petróleo!...
3- Temos os problemas ambientais atuais: Poluição, aumento de temperatura, destruição da camada de ozônio, etc...
4- Os donos da “Indústria do Petróleo” são bilionários, poderosos e influentes!...
5- Os carros elétricos são veículos não poluentes, silenciosos e econômicos!...
Então estamos obrigados a, no mínimo, suspeitar que a Indústria do Petróleo tenha grandes e implícitos interesses em não deixar que a tecnologia deste tipo de carro melhore, prolifere e ganhe mercado, concorrendo assim, com grandes vantagens em relação ao carro à combustão!?!...
A história registra que já houve sabotagens em laboratórios;
Assim, no mínimo, fica no ar mais um mistério e lacunas que martelam o senso comum !?!...
E, para finalizar, pergunto: Porque as lideranças mundiais, organizações ambientais, grandes empresas, etc... não tomam esta questão como prioridade estratégica mundial ?...
Bela matéria, parabéns!
ResponderExcluirTenho uma comunidade sobre a Tesla Motors, participem:
https://plus.google.com/communities/112704121922875619173