segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Certificação de Instalações Elétricas - Nova Portaria do Inmetro

Foi colocada para consulta pública uma nova Portaria do Inmetro, de número 305, com o título: "Requisitos de Avaliação da Conformidade para Instalações Elétricas de Baixa Tensão", em junho deste ano.


Esta portaria, que tem força de LEI, ou seja, de observância obrigatória, é um documento que tem por objetivo começar uma mudança na situação das instalações elétricas de baixa tensão do país.

Não é difícil perceber que muitas das instalações elétricas de baixa tensão, principalmente prediais e comerciais, nem sempre são executadas ou supervisionadas por profissionais habilitados (com CREA), tendo como resultado incêndios e acidentes.

Fonte: Inmetro
Raros são os casos aonde empresas de engenharia são contratadas para comissionamento de instalações de baixa tensão. Na grande maioria dos casos estas contratações para realizar o comissionamento dos equipamentos e instalações de média tensão, transformadores e PGBTs, ficando totalmente de fora os quadros de distribuição, cabos BT, sistema de aterramento, etc. Se não existe no Brasil a cultura de se executar comissionamento de BT em indústrias, o que devemos imaginar sobre as instalações de menor porte?

domingo, 15 de setembro de 2013

A Revisão da Norma de SPDA

A atual norma brasileira sobre SPDA, a NBR 5419 - 2005, está sendo reformulada pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (COBEI), e tem como base a IEC - International Electrotechnical Commission - 62305 (partes 1 à 4).


A nova norma será praticamente uma tradução da IEC 62305 (Lightning Protection), porém com algumas alterações, principalmente na parte 3 e na substituição de alguns mapas isoceráunicos presentes na IEC por mapas brasileiros.



Essa revisão irá aumentar a norma das atuais 42 páginas para aproximadamente 300, deixando a norma mais complexa, porém, muito mais abrangente e organizada. A IEC 62305 foi publicada em 2006, estando atualmente na edição 2.0 de 2010. Esta é a versão que está sendo traduzida e adaptada para ser a nova NBR 5419, mantendo inclusive a sua divisão em 4 partes.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Determinação do Risco de Arco Elétrico

A segurança das equipes de manutenção e operação pode ser melhorada através da determinação do risco de arco elétrico, da avaliação de sistemas de proteção e da consideração da importância do projeto elétrico. 

O arco elétrico é um fenômeno físico inerente ao funcionamento do sistema elétrico. Consiste em um curto-circuito que ocorre por meio do ar, gerando calor de forma controlada, como nos casos de solda elétrica e fornos industriais, ou de forma incontrolada, em casos de falhas de isolamento em equipamentos elétricos.
Quando o isolamento entre condutores energizados sob diferentes potenciais elétricos, é rompido, gera-se um arco elétrico. Os trabalhadores expostos diretamente ou próximos a estes condutores podem sofrer sérias lesões na ocorrência da falha elétrica.
Arc Flash