segunda-feira, 19 de maio de 2014

Comparação de Tarifas de Energia Elétrica (Cenário Internacional)

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A ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) realiza de forma periódica estudos para comparação internacional de tarifas do mundo todo. Através destes estudos é avaliado os principais fatores que influenciam na diferenciação de tarifas entre regiões e países, analisando os efeitos sobre os consumidores.

O estudo realizado pela ABRADEE apresentado aqui é referente as informações de preços de energia elétrica do final de 2012.
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Conforme cita a ABRADEE, o fornecimento de energia elétrica é um dos serviços públicos mais bem avaliados pela população e deve manter a tendência de melhoria contínua, mesmo com os desafios da universalização do acesso à energia e da modicidade tarifária.
Na Tabela abaixo podemos verificar o panorama do setor de distribuição de energia elétrica do Brasil, sendo 63 Concessionárias e 72,1 milhões de consumidores.

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Dados 2012/2013
Cartilha ABRADEE – Edição 2013

Já para o gráfico abaixo é indicado a destinação dos recursos recolhidos na conta de luz, do total pago pelos consumidores 21% é destinado para a Distribuição, 43% para a geração e a Transmissão e 36% para pagar os Tributos e Encargos Setoriais. 

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Cartilha ABRADEE – Edição 2013
Um gráfico interessante é o de variação de preços no Plano Real, de 1994 a 2012. Dentre todos os itens apresentados a Energia Elétrica é um dos itens que sofreu menos variação se comparado com o salário mínimo, transporte público ou até plano de saúde, 443,85%.

Cartilha ABRADEE – Edição 2013

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Deslocamentos Angulares - Transformadores [Case]

Nesta semana tivemos a oportunidade de desvendar um pequeno problema que uma instaladora estava tendo durante a tentativa de alimentação de uma chave estática trifásica.
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O propósito da Chave Estática de Transferência em corrente Alternada (AC) é manter a carga crítica alimentada a partir de duas redes de alimentação, selecionando uma das redes como “prioritária” e transferindo a alimentação da carga crítica para a outra rede em caso falha ou variações de tensão da rede prioritária SEM INTERRUPÇÃO.

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Diagrama Chave Estática
Esta chave estática precisa receber tensões sincronizadas entre as duas fontes de energia, para ela possa operar corretamente. Os requisitos das fontes devem atender basicamente os necessários para realizar o paralelo de transformadores. Níveis de tensões, sentido de rotação de fases e deslocamentos angulares  diferentes são suficientes para a chave estática não aceitar a sincronização.

O problema encontrado era que a chave estática, alimentada de cada lado por um transformador de baixa tensão delta-estrela, não aceitava a sincronização das fontes. A instaladora já havia checado os níveis de tensão e rotação de fases, e estava tudo aparentemente correto. Tentaram realizar diversas medições entre os terminais de mesma fase dos transformadores e sempre aparecia um valor considerável de tensão. Caso os transformadores estivessem corretamente preparados para o sincronismo, estas tensões deveriam dar muito próximas de zero.
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Já suspeitando que o grupo de ligação dos transformadores fossem diferentes, já que não eram do mesmo fabricante, verificamos o fechamento do delta e do estrela de ambos os trafos e descobrimos que um deles era deslocamento Dyn-1 e o outro Dyn-11, apesar de ambos estarem marcando nas suas respectivas placas Dyn-1. 

Esta defasagem angular entre os transformadores impede a sincronização da chave estática. Se estes transformadores fossem ligados em paralelo, teríamos um curto entre ambos.

Além da comprovação visual dos grupos de ligação diferentes, realizamos ainda uma medição com analisador de energia, comparando o defasamento angular entre a tensão de entrada e saída dos transformadores. Foi verificado que, apesar de ambos serem subtrativos, um possuía um deslocamento de +30º e outro de -30º (ou 330º).

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Trafo Subtrativo - Dyn-1

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Trafo Subtrativo - Dyn-11
Mas o que afinal é polaridade e grupo de ligação de um transformador trifásico? Vamos à teoria....

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tesla Model S - O Futuro dos Carros

No futuro, o carro totalmente elétrico Tesla Model S poderá ser lembrado junto com o Mini ou o Ford Modelo T como um divisor de águas da história automotiva.

O Tesla Model S é um sedã de cinco lugares totalmente elétrico (não é híbrido com motor a combustão), e foi projetado desde o início para esta configuração. A vantagem que este carro não é simplesmente uma adaptação de um carro à combustão para ser elétrico. Ele é elétrico desde seu nascimento nas pranchetas dos projetistas da Tesla. O carro foi tão bem projetado que não se trata de uma aventura de alguns Engenheiros malucos, pois ele vem com garantia de 4 anos ou 80.000 km, o que vencer primeiro. Sua bateria tem garantia mais extensa: 8 anos ou 160.000 km, também o que vencer antes. 
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O Motor elétrico do Tesla fica na mesma altura das rodas traseiras, e a bateria, com apenas 10 centímetros (4 polegadas) de espessura, fica no assoalho. Assim, com a exceção da suspensão, o pacote mecânico do Tesla é plano. Eles chamam isso de "skate", que é um projeto com muitas vantagens dinâmicas, principalmente por criar um baixo centro de gravidade e uma ótima distribuição de peso.


Baterias planas no assoalho do carro
O "Skate" também significa um piso plano na cabine - sem túnel de transmissão - e enorme espaço para as bagagens. Sob o piso do porta malas, onde seria o tanque de combustível, há um espaço profundo para mais bagagens, ou espaço para as pernas de duas crianças, nos bancos opcionais, voltados para trás. 
Sem tanque de combustível, sobra espaço no porta-malas até para as crianças!
Ao concentrar todas as massas do carro na parte inferior do chassi, o Model S tem um centro de gravidade de apenas 45 centímetros do chão. Portanto, apesar de pesar 2,1 toneladas - a estrutura é principalmente de alumínio, mas as baterias pesam 450 kg - ele tem um comportamento dinâmico excelente, com pouca inclinação nas curvas e sem mergulhar nas frenagens mais ousadas.

O preço do modelo standard varia de US$ 50.000 a US$ 70.000, conforme a capacidade da bateria – 40 kW·h, 60 kW·h e 85 kW·h. Chega a custar US$ 85.000 com opcionais de luxo.

Os desempenhos são os seguintes:

Modelo 40 kW.h  -  Autonomia: 256km  -  0-100km/h: 6,6s  -  Vel. Máxima:  176km/h
Modelo 60 kW.h  -  Autonomia: 370km  -  0-100km/h: 6,0s  -  Vel. Máxima:  192km/h
Modelo 85 kW.h  -  Autonomia: 480km  -  0-100km/h: 5,7s  -  Vel. Máxima:  200km/h

Este modelo de 85kW.h tem motor de 270 kW (367 cv) e 45 m·kgf de torque (já com torque máximo deste 0 rpm, pois é um motor elétrico). 
Comparação das curvas de torque de um motor elétrico e um de combustão de alta performance. Veja que o torque é constante desde 0 rpm.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Informativo Dipolo Elétrico n° 2 – Capacete de Segurança

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O capacete é um objeto que serve para proteger a cabeça de impactos externos. Existem capacetes para várias aplicações, variando quanto à segurança oferecida. No caso dos motociclistas, os capacetes protegem em caso de quedas ou colisões, capacetes de aplicação militar, por sua vez, protegem contra objetos ou destroços atirados contra o usuário, já os capacetes de segurança – chamado de equipamentos de proteção individual (EPI), utilizados em fábricas e construções, protegem contra queda de objetos ou ferramentas.
Esses capacetes são utilizados em todas as áreas onde oferecem risco, como por exemplo na construção civil ou elétrica (prédios, ferrovias, barragens, estradas, subestações e também no interior de certos tipos de fábricas ou em minas). São um dos principais itens de Segurança do Trabalho.
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Os capacetes de segurança são formados por dois componentes, a suspensão e o casco:

Suspensão: é a parte do capacete que é ajustada a cabeça e evita, em casos de impacto, que o casco entre em contato com a cabeça, responsável por absorver o impacto.

Casco: é a parte do capacete que fica apoiada na suspensão. Em caso de impacto, evita que o objeto atinja a cabeça do usuário. Geralmente são constituídos de polietileno.
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quinta-feira, 17 de abril de 2014

Relé de Gás (Buchholz) - Transformadores - Qual o propósito?

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O relé de gás (Buchholz) transformador é um dispositivo de proteção instalado entre o tanque principal e o tanque de expansão de transformadores preenchidos com óleo. Este relé realiza duas funções. Ele detecta a lenta acumulação de gases, proporcionando um alarme depois de uma determinada quantidade de gás foi recolhido. Além disso ele responde a uma mudança repentina de pressão que acompanha uma alta taxa de produção de gás (a partir de um grande defeito interno), prontamente causando a desconexão do transformador (abertura do disjuntor primário).

Os relés Buchholz são aplicados ao longo da história na fabricação de grandes transformadores desde os anos 40. Este dispositivo foi desenvolvido por Max Buchholz (1875-1956) em 1921.
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Montagem Típica em Transformador
Uma falha ou o desenvolvimento de falhas incipientes, geralmente provocam a formação lenta de gás.

Exemplos de falhas incipientes são:
  • O fluxo de corrente através de falha dos suportes internos e as estruturas de isolamento;
  • Terminais mal conectados ou frouxos nos terminais dos enrolamentos;
  • Mal contato no comutador, gerando aquecimento
  • Falhas envolvendo fugas de corrente ou descargas parciais.
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Uma falha grave é aquela que resulta na formação rápida de um grande volume de gases. Exemplos destas falhas são:
  • Curtos entre espiras e enrolamentos;
  • Circuitos abertos com geração de arco elétrico.
A falha no desligamento de um transformador que apresente uma condição de falha pode resultar em danos expressivos ao equipamento, inclusive com possibilidade de explosão.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Parceria com a TOP Elétrica [Concorra a um Detector de Tensão BT] - Finalizado!

Hoje foram sorteados os dois detectores de tensão!

A promoção foi um sucesso. A TOP Elétrica teve mais de 200 alunos cadastrados que concorreram aos detectores.

Os dois alunos sorteados foram comunicados via e-mail! Os detectores serão enviados ainda esta semana pelos correios!

Fiquem ligados no Blog, nas redes sociais e no site da TOP Elétrica!


Conheça um pouco mais sobre a TOP Elétrica:

O site possui um sistema de ensino muito seguro (com certificado digital Https) e adequado para que o aluno possa receber as mais importantes informações com relação à Segurança e Eletricidade, conforme escopo do curso de NR-10. O certificado é válido em todo território nacional, regulamentado pelo MTE, Conselho de Educação e com ART CREA.
Site Seguro!
O curso NR-10 da TOP Elétrica vai um pouco além dos normalmente encontrados no mercado, pois foi desenvolvido por uma equipe engajada e atuante no mercado de serviços em eletricidade, principalmente em média tensão. É um curso feito por profissionais para profissionais!

Apostilas do Curso de NR-10

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Considerações Iniciais sobre Medição e Qualidade de Energia

A qualidade de energia tem se tornado um termo muito utilizado nos dias atuais, embora não exista ainda um consenso quanto ao seu emprego, podendo ter significados diferentes dependendo do referencial e ponto de vista. As concessionárias de energia elétricas têm definido atualmente a qualidade de energia com base a indicadores estatísticos de continuidade (DEC – Duração Equivalente de Interrupção e FEC – Freqüência Equivalente de Interrupção) e dos limites de variação de tensão estabelecidos pelas portarias da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Para o consumidor final a qualidade de energia é dispor do produto de forma contínua e eficiente. De um modo geral a qualidade de energia tem sido empregada para englobar uma grande variedade de distúrbios nos sistemas elétricos, os quais sempre foram objetos de preocupação das concessionárias e indústrias. 
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Os fabricantes de equipamentos podem definir a qualidade de energia como sendo as características de fornecimento de energia capazes de suprir as necessidades do equipamento, sendo que isto pode variar de fabricante para fabricante.

Com relação à conformidade dos níveis de tensão de energia elétrica em regime permanente, esta medição utiliza a Resolução Nº 505, de 26 de novembro de 2001, que define limites do valor eficaz da tensão no ponto de entrega ou conexão. Os valores podem ser classificados em adequada, precária e crítica, sendo que para uma análise preliminar, e em acordo ao Artigo 5º desta resolução, utilizamos que a tensão medida (leitura) deva situar-se entre 95% (noventa e cinco por cento) e 105% (cento e cinco por cento) da tensão nominal de operação do sistema no ponto de entrega ou de conexão.
A instalação de analisador em painel energizado é uma atividade e intenso risco. Somente deve ser executado por profissionais habilitados e com conhecimentos sobre os riscos do arco elétrico.
Nos dias de hoje a “medição” da qualidade de energia elétrica é determinada pela sensibilidade e desempenho dos equipamentos do consumidor. Assim, por este enfoque, a qualidade satisfatória é aquela que venha a garantir o funcionamento contínuo, seguro e adequado dos equipamentos elétricos e processos associados. Para uma avaliação mais adequada de um equipamento é sempre necessário verificar os limites de operação deste referido equipamento e comparar com os valores obtidos pelo monitoramento da energia elétrica.