segunda-feira, 21 de julho de 2014

10 Precauções quando Trabalhar em Equipamentos BT Energizados

Curso NR10 Online

Para a maioria dos trabalhos, os equipamentos elétricos devem ser desenergizados, porque sempre há um alto risco de lesão aos trabalhadores se eles trabalham em equipamentos energizado. Pode ser possível programar esse tipo de trabalho fora do horário normal de trabalho para limitar a exposição ao risco.

"As vezes não é possível desligar completamente o equipamento de baixa tensão antes de trabalhar nele."
Trabalhe com o sistema desenergizado e aterrado sempre que possível
Por exemplo, pode ser necessário ter um equipamento em funcionamento, a fim de testá-lo ou ajustá-lo. Nesses casos, o trabalho deve ser realizado por trabalhadores que são qualificados e autorizados para fazer o trabalho. Eles devem seguir os procedimentos de segurança para trabalhos em equipamentos energizados.
Curso de NR10 Online, com prática Simulada! Atende todos os Requisitos da NR10! Um dos únicos 100% válidos!
Você deve observar as seguintes precauções quando for trabalhar em equipamentos energizados, mas note que estes não são um substituto para o treinamento adequado e os procedimentos de segurança.

1. Pense à frente

Avaliar todos os riscos associados com a tarefa. Planejar todo o trabalho com antecedência para que você possa tomar todas as precauções, incluindo a organização para obter ajuda em caso de choque paralisante. Considere realizar uma reunião de segurança pré-trabalho para discutir o trabalho com todos os profissionais antes de iniciar o trabalho. Faça uso da APR (Análise Preliminar de Risco).

2. Conheça o Sistema

Os diagramas As-Built (Conforme Construído), devem estar disponíveis para aqueles que trabalham no sistema. Isso significa que você deve saber sobre todos os equipamentos instalados de acordo com a documentação (especificações técnicas, diagramas unifilares, diagramas de fiação, esquemas de blocos, etc.)

Tenha cuidado, nem sempre essa documentação está atualizada. Sempre desconfie.

3. Limite a Exposição

Tenha as partes energizadas expostas pelo menor tempo possível. Isso não quer dizer que você deve trabalhar rapidamente. Seja organizado de forma que o trabalho pode ser feito de forma eficiente.

4. Cubra as Partes Energizadas se Possível

Use barreiras isolantes e lençóis para cobrir partes energizadas que não forem alvo do trabalho.

5. Atenção às Partes Metálicas Aterradas

As peças de metal que estão aterradas devem ser cobertas com material isolante sempre que possível, para evitar contato acidental com partes energizadas.

6. Limitar a Energia Incidente de Arco Elétrico para Reduzir o Risco

Devem ser tomadas todas as medidas práticas para garantir que a corrente de falha no ponto de trabalho é mantida a mais baixo possível enquanto o trabalho está em andamento. Por exemplo, quando se mede a tensão, faça-o no lado da carga dos dispositivos de circuitos de proteção com a menor corrente nominal.

Dispositivos limitadores de corrente podem ser utilizados para reduzir o risco de um arco voltaico. Ajuste os magnéticos (instantâneos) dos disjuntores gerais de baixa tensão para seus valores mínimos. Conheça a corrente de arco elétrico no ponto de trabalho.



7. Remova os Materiais Metálicos de Perto

Estes materiais podem causar um curto-circuito. Porcas e parafusos soltos podem cair entre os barramentos e partes energizadas.

8. Somente uma Mão, Rosto e Corpo Virados de Lado

Use uma mão com seu rosto e corpo virados para o lado quando for operar um equipamento. Limite possíveis lesões por não colocar as partes do corpo diretamente na frente do equipamento energizado quando há perigo de um arco elétrico.

Dê preferência ao uso da mão direita, pois em caso de choque, uma parcela menor de corrente irá circular no coração.

9. Quando você está em posições diferentes ...

Evite o contato elétrico quando se trabalha em posições incômodas. Se você precisa trabalhar em uma posição desconfortável ou desequilibrado e chegar com suas ferramentas, use material de encobrimento isolante sobre as ferramentas para evitar o contato com condutores energizados.

CIPA Online
Toda empresa, mesmo que não atinga o número nímimo de funcionários para se ter CIPA, deve ter ao menos 1 designado treinado! Não perca tempo, faça o Curso Online de CIPA da TOP Elétrica!

10. Use os EPIs Corretos

Use os EPIs contra choque elétrico e arco. Não sabe o nível de risco de arco elétrico do painel? Não faça o serviço. Use o EPI de acordo com o nível de tensão e energia incidente. Use somente EPIs com C.A. e com os testes de isolamento em dia!


Para se determinar o risco dos quadros elétricos da instalação com relação ao Arco Elétrico, é necessário calcular o nível de energia incidente. Quer aprender a calcular o Risco? Quer saber como dimensionar corretamente os EPIs? Quer aprender a reduzir os níveis de emissão de arco?

Faça o Curso de Arco Elétrico Online da TOP Elétrica! Curso pioneiro no mercado brasileiro!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Obrigado!