Existem seis inspeções diferentes que podem ser realizadas nas buchas de um transformador de potência:
- Inspeção de rotina
- Inspeção regular (uma vez a cada dois anos)
- Inspeção devido a aquecimentos parciais excessivos
- Inspeção de danos locais (fissuras) nas buchas
- Inspeção para vazamentos de óleo
- Armazenamento
Explosão de Transformador por falha em bucha |
1. Inspeção de rotina
Aquecimento local excessivo
Preste atenção para as conexões terminais. É conveniente para pintar estas parte com tintas indicadoras de temperatura. É aconselhável a realização de inspeção termográfica.
Poluição
Quando há muita poeira e sal, uma limpeza deve ser realizada e para isso, o transformador deve ser colocado fora de serviço. Usar da água, amônia ou tetracloreto de carbono. Se eles estiverem muito sujas, o uso de ácido clorídrico concentrado, diluído 40 vezes ou mais, em água.
A solução não deve estar em contato com qualquer parte metálica; após a limpeza das peças de porcelana, estas devem ser neutralizadas com água contendo bicarbonato de sódio, numa proporção de 30 gramas por litro.
Se fizer uso de solução química, certifique-se de lavar depois com água doce, de modo a não deixar nenhum elemento estranho nas superfícies.
Em sistemas nos quais a parada do transformador para a limpeza é muito difícil, ou em zonas onde existem muitos danos pela poeira ou o sal, está sendo usado recentemente um método de lavagem designado "of hot line". É um método para lavar o equipamento sem parar o seu funcionamento, e existem duas ou três formas de fazê-lo.
Curso de NR10 100% Válido é só na TOP Elétrica! Saiba porque... |
Danos mecânicos
Verifique se existem danos ou vazamentos de óleo nas buchas.
2. Inspecção regular (uma vez a cada dois anos)
Avaliação da deterioração do isolamento
Os métodos para detectar a degradação do isolamento são a medição da resistência de isolamento e tan Δ (Fator de potência do isolamento).
A medição da resistência de isolamento nas buchas não é simples, uma vez que a bucha e o enrolamento do transformador devem ser independentes; no entanto, a medição deve ser feita da melhor maneira possível.
A medição da tan Δ também é difícil, uma vez que as buchas devem ser separadas do transformador, na maioria dos casos. A avaliação dos resultados da medição não deve depender apenas os valores absolutos obtidos, mas sim com a comparação dos valores obtidos em cada ano e da variação entre eles. Se existem grandes discrepâncias nos valores, atenção especial é necessária.
Terminal para medição do fator de potência do isolamento de buchas |
Quando a resistência de isolamento é superior a 1000 mohms a temperaturas normais, pode-se considerar como bom estado, mas o valor do fator de potência também devem ser levadas em consideração para a avaliação.
Em breve teremos um artigo especial sobre buchas e sobre as medições do fator de potência de isolamento.
Medidor de fator de potência de isolamento - Doble |
3. Inspeção devido a aquecimentos parciais excessivos
O excessivo aquecimento dos terminais, na maioria dos casos, é devido ao afrouxamento. Se esta condição é observada, eliminar a poeira ou sujeira das peças de contato e reapertar firmemente.