quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Desligamentos de Média Tensão - Procedimentos

As rotinas de trabalho são necessárias para estabelecer as regras, técnicas, critérios e procedimentos de trabalhos que envolvam eletricidade, de forma a proteger os funcionários contra exposição a descarga ou choques elétricos, em cumprimento as exigências da Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10).

Todo trabalho respeita uma rotina relacionada a sequencia de atividades realizadas afim de se atingir um objetivo, podendo ser realizado de diversas maneiras, sendo estas executadas de modo seguro ou não. É por este motivo que a NR-10 estabelece alguns itens para que a atividade seja realizada com segurança.


A desenergização é considerada uma medida de proteção coletiva prioritária pela NR-10, de acordo com o item 10.2.8.2, pois permite controlar o risco elétrico, afim de garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Mas quem pode executar uma desenergização em média tensão (ou alta tensão conforme notação da NR10)?
Grátis Detector de Tensão!!! Promoção por tempo limitado!
* A NR10 considera Alta Tensão acima de 1kV em corrente alternada. Apesar da NBR14039 usar o termo média tensão, vamos seguir a notação na NR10.
Desligamento em Média Tensão, quem pode executar?

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cabines de Média Tensão - Manutenção Negligenciada - Parte 2

Na postagem anterior debatemos como as Manutenções das Instalações de Média Tensão são neglicenciadas, colocando em risco pessoas, patrimônio e a continuidade do serviço elétrico.

Mas como realizar uma manutenção preventiva adequada em uma instalação de Média Tensão? De quanto em quanto tempo deverá ser realizada? Quais ensaios elétricos devem ser feitos para garantir um bom diagnóstico?
Começando pela periodicidade, podemos recorrer à NBR 14039 (Instalações elétricas de média tensão). Temos em seu item 8.2.1 o seguinte texto:
A periodicidade da manutenção deve adequar-se a cada tipo de instalação, considerando-se, entre outras, a sua complexidade e importância, as influências externas e a vida útil dos componentes.